Na hora de criar um lançamento de gasto no Granatum você pode colocar o tipo de apropriação de custo deste registro:

CUSTOS DIRETOS

São os custos que podem ser relacionados diretamente aos produtos fabricados ou serviços prestados, porque há uma forma fácil e objetiva de medir seu consumo na fabricação de um produto ou na prestação de serviço. Por exemplo:

  • Matéria-prima: normalmente, a empresa sabe qual a quantidade exata de matéria-prima que está sendo utilizada na produção de uma unidade do produto. Sabe-se o preço da matérias prima e o custo daí resultante está associado diretamente ao produto.
  • Mão-de-obra direta: trata-se dos custos com os trabalhadores utilizados diretamente na produção ou na prestação de um serviço. Sabendo-se quanto tempo cada empregado trabalhou e o valor do seu salário, é possível relacioná-lo diretamente ao produto ou ao serviço.
  • Energia elétrica: é possível saber quanto foi consumido na produção de cada produto (existe um medidor de energia elétrica para medir esse consumo de forma específica e direta por produto feito ou serviço prestado).

CUSTOS INDIRETOS

São os custos que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados em diferentes produtos ou serviços prestados. Por exemplo:

  • Depreciação de equipamentos que são utilizados na fabricação de mais de um produto ou na prestação de mais de um serviço.
  • Salários dos supervisores e das equipes de administração da empresa.
  • Aluguel da empresa, gastos com limpeza da empresa e energia elétrica que não pode ser associada ao produto ou ao serviço.

Se a empresa possui apenas um produto ou serviço, todos os seus custos são diretos.

Fonte: Fundação Getúlio Vargas