Para a emissão de notas fiscais eletrônicas na cidade de Brasília/DF, é necessário seguir com uma das opções abaixo. Certifique-se de que você possui o Certificado Digital A1, as informações da empresa e a respectiva senha, pois eles são fundamentais para o processo.
1. Solicitação para ambiente de Homologação (Testes)
Antes de iniciar a emissão oficial das notas fiscais, sua empresa pode optar por utilizar um Ambiente de Homologação. Este ambiente permite que você teste a integração e a emissão de notas sem que estas tenham valor legal ou fiscal, ou seja, sem a incidência de impostos.
Para empresas que desejam utilizar um ambiente de homologação, é necessário adquirir um plano correspondente junto à Nota Control (ISS.NET) e pagar pelo uso.
Caso prefira, é possível emitir uma nota de teste no Ambiente de Produção e depois cancelá-la. Se desejar prosseguir dessa forma, contate o nosso suporte para que possamos habilitar esse ambiente.
2. Solicitação para ambiente de Produção (Oficial)
Quando estiver pronto para emitir notas fiscais oficiais, você precisará solicitar a liberação do Ambiente de Produção.
Para isso, envie um e-mail para suporte@notaeletronica.com.br com o assunto "Liberação para o Ambiente de Produção". No corpo do e-mail, inclua:
- Município do prestador de serviço
- CNPJ
- Inscrição Municipal
- Razão Social
- Endereço do prestador de serviços
Para liberação dos documentos de Recibo Provisório de Serviços – RPS é necessário acessar o Sistema ISS.Net Online do DF e solicitar através do menu: Solicitação de Documentos Fiscais > Solicitação. Essa liberação é feita diretamente pelo site da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal.
Preenchendo os dados da sua empresa no Granatum:
- Caso você não tenha um número de Inscrição Estadual, coloque o mesmo número da Inscrição Municipal.
- No campo CNAE, informe o código da sua atividade principal.
- O número de série da RPS deverá ser 3, e caso você nunca tenha emitido notas através de outro sistema, o número da última RPS será 0.
Preenchendo os dados do seu serviço:
- Os campos código tributação, CNAE, item serviço e alíquota devem ser preenchidos conforme os dados dessa tabela, além dos outros campos complementares referentes aos serviços prestados. Caso tenha dúvidas de quais códigos utilizar, é necessário solicitar auxílio da contabilidade.
- A carga tributária pode ser consultada na fonte IBPT.